X
Fale Conosco
Moda Feminina
Moda Masculina
Moda Festa
Clique aqui
Blog
Maria Perfeita: armário cápsula, estilo minimalista

6 dicas para um guarda-roupa minimalista

Simplicidade e beleza são características comuns no guarda-roupa minimalista, uma proposta que reduz a quantidade de roupas e acessórios significativamente. 

Inicialmente criado como um movimento artístico, o minimalismo prioriza a redução máxima de excessos, sendo um conceito em que a funcionalidade e a utilidade devem ser os aspectos mais importantes. Assim, tem se expandido também para a decoração, moda e até mesmo adotado como estilo de vida.

E a partir dele foi criado o armário cápsula, que como a nomenclatura indica, é pequeno e prático.

Uma das principais vantagens ao se adotar esse tipo de guarda-roupa é a garantia de que todas as peças de roupas serão usadas, uma vez que haverá um número limitado de opções Por essa razão, neste post apresentamos 6 dicas para um guarda-roupa minimalista. Confira!

Entenda o seu estilo

Antes de adotar um novo guarda-roupa, é preciso entender quais estilos, materiais, estampas, cores e modelos são os mais usados e preferidos. Além disso, para quem possui um código de vestimenta para o trabalho, é de grande importância definir quais peças não podem ser descartadas. Uma vez que os gostos são bem definidos, é mais fácil analisar e escolher quais roupas serão escolhidas para compor o armário cápsula.

Escolha peças versáteis

Não é preciso necessariamente escolher tons neutros ou monocromáticos (uma paleta comum no minimalismo, considerando o conceito em várias áreas). Entretanto, é importante dar preferência a peças que podem ser usadas tanto em ambientes formais quanto informais, já que será preciso ter um guarda-roupa que contemple as necessidades do dia a dia.

Por isso, sugere-se que seja incluso pelo menos um item de cada modelo mais comum, como calça, camiseta, short, vestido e casaco, por exemplo. Também vale lembrar que para pessoas que moram em locais com uma grande variação climática, é necessário manter pelo menos uma peça de cada estação.

Aposte em acessórios

Seja durante o dia, a noite, em evento formal, informal, no trabalho ou para um passeio, um mesmo conjunto de roupas pode ser usado em qualquer uma dessas situações. Entretanto, a combinação com acessórios, sapatos e penteados pode fazer toda a diferença no look. Por esse motivo, é sugerido ter pulseiras, colares, relógios, chapéus ou quaisquer elementos que possam mudar o visual.

Inspire-se

Uma quantidade limitada de roupas pode ser um obstáculo para quem deseja inovar no estilo. Porém, sempre é possível buscar inspirações na internet, já que atualmente há muitas dicas e sugestões que podem ser adaptadas a variados estilos e preferências. Inclusive, exercitar a criatividade é uma das atividades presentes na rotina de pessoas que adotaram o minimalismo.

Dê preferência a materiais de qualidade

Ao adotar um armário cápsula, deseja-se também diminuir a frequência de aquisição de novas peças. Por isso, ao escolher os materiais e peças que farão parte do guarda-roupa, é preciso priorizar durabilidade e resistência, pois o uso de cada roupa será frequente. E para evitar o desgaste rápido, recomenda-se usar matéria-prima de qualidade, ou seja, que não desbota, rasga ou descostura rapidamente. Assim, a qualidade tem mais peso do que a quantidade, impactando diretamente na forma de consumir.

Doe ou venda as roupas que não usa mais

Muitas pessoas guardam peças que não usam ou nunca usaram, seja por preferência pessoal ou outro obstáculos. Por essa razão, ao separar quais roupas serão as escolhidas em relação ao todo, é possível doar ou vender o armário que não será mais útil, gerando mais espaço no armário.

Conclusão

Adotar o estilo minimalista não apenas reduz o volume de itens e otimiza espaço, mas também traz economia, já que o consumo rotineiro deixa de acontecer. Além disso, contribui para a sustentabilidade, pois limita a quantidade de produtos comprados, e facilita na escolha do look diário.

Nesse post foram exploradas algumas dicas que podem ajudar pessoas que desejam mudar seu estilo de vestimenta e de vida. Entretanto, o mais importante é sentir-se bem, independente do estilo, e consumir de forma consciente.

Summary
6 dicas para um guarda-roupa minimalista
Article Name
6 dicas para um guarda-roupa minimalista
Description
Adotar o estilo minimalista não apenas reduz o volume de itens e otimiza espaço, mas também traz economia, já que o consumo rotineiro deixa de acontecer.
Author
Publisher Name
Maria Perfeita
Publisher Logo